Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Porquê "Ecodalma" ?

"Ecodalma"...tal como ecológico está para o ambiente "ecodalma" está para a natureza da alma. Só ecoando, ou reflectindo (este último,  acto de pensar sentindo e de observar em efeito de reflexo) é que preservamos e dignificamos a essência da nossa alma, da nossa luz, da nossa escuridão. Ecoar pressupõe a noção de retorno e reflectir obriga-nos a enfrentar o espelho. Ecoar o som instrumental que resulta da "vibração das cordas" que percorrem as várias dimensões (dizem alguns que são onze) do que é visto e do que não é perceptível ao olhar humano. Sim...porque temos de pressupor que não somos detentores de todo o conhecimento.  Mas como dizia, a vibração das cordas, qual instrumento musical, causa a todo momento um impacto ondulante em tom de avalanche nas estruturas físicas e outras, atinge o âmago do nosso ser/estar a toda a hora e é reflectida para o cosmo já como parte apenas do eco inicial.  O que  se ecoa em som/silêncio e reflecte em luz/escuridão retorna pelo mesmo trajecto. O tempo dita o momento da devolução, que pode ser de dádiva ou não...
Em linguagem simples e directa, se partilhares Amor, Verdade, Coerência e Respeito a ti mesmo/a, essa vibração que por ti passa, a ti regressa. Se a barrares na tua alma e abafares esse eco no vale da dor, ele dificilmente retornará a ti como tu o desejas, virá sempre como reflexo do que mostras. Se alterares a forma do eco e o relançares em invólucro de Ódio, Mentira, Incongruência e Desonestidade relativamente a ti mesmo/a, sentir-te-ás, a dada altura perdido/a no seio de uma série de sons confusos e ruidosos e imagens desfragmentadas, compreenderás a dificuldade de te encontrar a ti próprio/a, à parte que ocupas no eco oriundo da voz prima, a criação.
Por vezes, as cordas, que também somos todos nós, desafinam, o reflexo na água é turvo, mas se estivermos atentos aos sinais e quisermos, a afinação e uma imagem límpida da essência de cada um/uma são novamente possíveis...aí dá-se o nosso renascimento enquanto divindades, e no nosso percurso de vida renascemos várias vezes.
"Ecodalma" porque quanto mais a ecoarmos em profundo respeito a si mesma, mais a preservamos, mais a divinizamos, mais próximos estamos de nós, em íntimo acto de aconchego e constante afecto. E embora o processo vá sendo doloroso, é sem dúvida, neste momento, a meu ver, a maneira de caminharmos mais tranquilos e mais felizes nesta estrada que é a vida. Tentarei ecoar e reflectir o que vai na minha alma, primeiro por mim mesma, depois porque, embora saiba que muitos/as não têm a sua atenção direccionada para estes lados do existencialismo ou da filosofia, ou de outra coisa qualquer que lhe queiram chamar, há outros/outras a quem realmente estas palavras dizem algo ( desculpem a presunção), e para mim é importante partilhá-las ! Por fim, porque gosto mesmo muito de escrever...deliciem-se ( se for caso disso) !

Com carinho Conceição Sousa

6 comentários:

  1. Amor; Verdade Respeito confiança... são alguns dos valores que também me orientam desde sempre e fazem de mim pessoa humana.

    Obrigada Conceição por partilhares...
    Gosto muito de ouvir o eco da tua alma - faz-me bem!

    ResponderEliminar
  2. Espero que este teu cantinho que transporta a tua alma, vá de encontro às tuas expectativas e te abra novos horizontes porque TU...mereces.

    Eternamente:
    Ricardo Rocha

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Bem vinda! Lindo, lindo! :) Parabéns pelo "passo".

    Abraço grande

    P.S. - Só não me deixam por como seguidora, Caprichos da net!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Conceição.

    Comecei a interessar-me e a explorar a net há pouco mais de 2 anos. Ainda tenho muito caminho pela frente para poder, digamos, "mexer-me à vontade". E portanto, ainda continuo fascinada com, passo o pleonasmo, a rede que é a net!! Tenho descoberto pessoas e textos e blogs e causas e imagens, coisas que me têm ajudado, cada qual com a sua partilha, de uma forma inefável!

    Parabéns Conceição, vim aqui ter através da postagem no fb da Susana Vitorino.

    Vou continuar por aqui..

    Um abraço

    Filomena

    ResponderEliminar
  6. Já alguma vez disse (talvez por palavras um pouco diferentes) mas nunca é demais repetir: é uma benção ter uma amiga como tu, a minha melhor amiga. Parabéns pelo teu blog! Fiquei muito orgulhosa. Tinha de ser, tamanha riqueza deve ser partilhada ao máximo. Como sabes, ando a tentar concretizar um sonho mas, apesar do tempo se tornar escasso, vou ter sempre algum para vir espreitar a tua alma.
    Beijinhos...grandes :)
    Da tua amiga de sempre,
    Armanda

    ResponderEliminar