Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

4* Alinhar no preconceito e levá-lo, assim, a jeito. (um encolher de ombros)


 Uma rua estreita, de duplo sentido. A meio do percurso só um consegue passar. De ambas as extremidades a visibilidade é a melhor possível. Quem entra primeiro avança, a toda a velocidade. Quem entra depois, espera. É esta a regra. É esta a inteligência.
Ela já ía quase a meio - e só um pode passar ; ele vê, sabe disso,mas avança a toda a velocidade e pensa "vais ter de recuar".
Ela percebe que ele avançou; ela não quer recuar - e não vai recuar. " Se alguém tem de recuar és tu, parvo!", pensa, e continua.
Ambos param. Ambos estão parados, frente a frente. Ambos se posicionam para ver o outro recuar.
Ela sabe que está no direito dela, e não vai recuar.
Ele sabe que é mais forte e vai fazê-la recuar.
Ela diz " Eu recuaria com todo o gosto, se o soubesse fazer, mas é livre de me conduzir. Aqui tem a chave."
Ele pensa " Valha-me Deus, só me aparecem maçaricas!" e responde
"Deixe lá, sendo assim, recuo eu."
Ela encolhe os ombros e sorri. Ainda tem tempo de dizer "Agradecida!", enquanto pensa " Recuaste ou não recuaste?"

Conceição Sousa in "Hoje é sempre um bom dia p'ra começar"

Sem comentários:

Enviar um comentário