Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Bem, mal

- E porque continuas a tratar bem quem insiste em te tratar mal?
- Trata-se de um equívoco. Quem insiste em me tratar mal, trata-se é a si próprio mal. A mim só chega aquilo que sou: o bem.
- Tretas! Não me digas que não te sentes magoado pelo que chega até ti? Às vezes vejo-te triste, cabisbaixo.
- Certo. Magoa sempre, mas só fica o que eu deixar ficar: o bem.
- Então não digas que a ti só chega o que és: o bem.
- Digo, sim. P'ra mim o bem é suficiente, dispenso tudo o que me faz mal ou causa mau-estar aos outros.
- Ah!, entendi. É por isso que tratas igualmente bem quem te trata mal.
- Não, não entendeste. É por isso que trato bem melhor quem me trata bem, e não trato nem deixo de tratar quem insiste em me tratar mal. Só quando a isso sou obrigado, e aí trato como sou: bem.

(Conceição Sousa)

Sem comentários:

Enviar um comentário